quinta-feira, 26 de abril de 2012

Culto de Doutrina

Mais uma quarta-feira abençoada Deus proporcionou aos irmãos da Doze Anos.
Esteve conosco os Irmãos Nestor Filho e Manoel do cavaquinho louvando o nome do Senhor. Foi uma benção!!!

A palavra de Deus ministrada pelo Pb. Valdo se deu no livro do profeta Jeremias.


O OLEIRO E O BARRO"    Jeremias - 18:1 a 6




QUEM FOI O PROFETA CHAMADO JEREMIAS
O profeta Jeremias era filho de Hilquias, isto para diferenciá-lo de outros Jeremias que aparecem na bíblia. Foi um profeta da cidade Benjamita de Ananote, talvez tenha sido descendente do profeta Abiatar, que serviu o Rei Davi. A vida de Jeremias é a mais conhecida do que a de qualquer outro profeta do AT, pois ele nos deixou muitas marcas de seus pensamentos, preocupações e frustrações. Jeremias é comumente conhecido por "profeta chorão", também tudo que ele falava o povo fazia o contrário

Existem três tipos de profecias?

Estudando a bíblia podemos notar três tipos de profecias pelas quais Deus falava com seu povo.
a) PROFECIA VERBAL: É quando ela é falada tipo: "assim diz o Senhor".
b) PROFECIA FACTUAL: Quando é um fato real, concreto que aponta para o futuro.
c) PROFECIA SIMBÓLICA: Quando um símbolo é tomado, usado como mensagem. Conforme veremos. Que neste contexto é a nossa mensagem.

 O OLEIRO, UMA PROFISSÃO
A profissão de oleiro é uma das mais antigas que se tem notícia e até hoje pouca coisa mudou desde então. A matéria prima continua sendo o barro, a mesa e o torno, usado para conseguir a forma oca e ideal para os vasos. Sabemos que na cidade de Susã, região do Oriente médio a cerca de 4500 anos a.C. já se usava o torno, e depois de Sesã, o torno passou a ser usado também na Mesopotâmia, hoje atual Iraque.

1º PASSO
SEPARAR O BARRO
Talvez você não saiba, mas existem cerca de 200 (duzentos) tipos de barro existentes na natureza. Tipos diferentes de barro, alguns mais resistentes e outros menos, alguns mais claros e outros mais escuros, alguns com mais liga e outro sem ou com menos, e sendo assim o verdadeiro oleiro deve ir a te o local onde se encontra o barro, e barro não se compra no supermercado, ou na farmácia, e muito menos em um mercadinho a beira da estrada. Barro se encontra no lamaçal, bem dentro do lodo.
E lá vai o oleiro, seu nome JEOVÁ, saiu a procurar um barro para que se faça um bom vaso e no fundo do lodo viu sem cor e sem cheiro um monte de barro feio e mal cheiroso, ERA EU E VOCÊ, então o oleiro enfiou a sua mão e retirou o barro. 
Não importa de que lamaçal você veio o importante é que o Senhor Jeová te separou e olhando para você como os olhos de um oleiro, viram algo no fundo de seu coração que o atraiu e lhe fez retirar um monte de lama do lodo começar a imaginar que lindo vaso você daria. Alegre o seu coração e jubile de emoção, pois Ele te escolheu. Não aceite palavras que os outros tentam te intitular, você é escolhido de Deus, e isso ninguém pode negar, pois todo vaso só chega a vaso se for barro.

 2º PASSO
AMASSAR O BARRO
Bem, após separar o barro da lama e ter imaginado que lindo vaso ele daria, então o oleiro fará que o barro passe por alguns processos indispensáveis, ou se não for assim o barro nunca chegará a ser um bom vaso e a história de que vaso ruim não quebra é pura mentira do diabo, quem não quebra é vaso bom.
O primeiro processo é o amassamento do barro, mas por que o barro deve ser amassado pelo oleiro? Eu te explico. Quando o barro sai do lodo ele ainda traz consigo algumas impurezas, sujeiras, que devem ser retiradas, e só assim o oleiro consegue retira-las, através do amassamento, pois o tato lhe mostra pequenos pedaços de madeira e pedras que ainda estejam no meio do barro.
É por isso que vejo muitas pessoas caírem na sarjeta. É por não deixarem o oleiro lhes amassarem e retirar toda a sujeira, pois o processo do amassamento dói, não é fácil, mas é necessário, pois temos impurezas que devem ser retiradas, como ódio, rancores, vaidades, orgulhos, lascívias, vícios, pois estas coisas não podem ter em um vaso feito pelo verdadeiro oleiro.
Deixe Jeová te colocar as mãos... ainda tem coisas que devem ser retiradas para que você possa ter comunhão com o oleiro...

 3º PASSO
MOLDAR O BARRO
Depois de separar o barro, o tirando do lodo sujo e fedorento, e após o processo do amassamento limpando o barro das coisas ruins, o oleiro começa a moldar o barro. Então o oleiro o coloca na roda, ou torno e começa a girar a roda, e com as suas mãos ele vai apertando e moldando, apertando e moldando, e o barro vai começando a ter forma.
Este também é um processo dolorido, pois tudo parece girar em nossas vidas, no começo ficamos confusos, tudo gira, e algumas dúvidas começam a surgir, mas ninguém disse que ser crente era fácil!
Primeiro o oleiro começa de dentro para fora, e com as suas mãos vai nos dando forma por dentro, a bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio, é por isso que ele via de dentro para fora, apertando e apertando, assim o resto de deformidades vão indo embora, e no mesmo momento que molda por dentro ele molda por fora e depois desse também doloroso processo o vaso adquire sua forma e aos olhos do oleiro agora o vaso está quase pronto. Às vezes achamos que estamos pronto, mas o oleiro nos lembra do último processo.

 4º PASSO
A FORNALHA DE FOGO
Chegamos ao último processo, esse processo é fogo. Depois de tudo que vimos acima, agora o oleiro com cuidado prepara a fornalha de fogo, então leva o vaso e o coloca dentro da fornalha que já estava acesa e fecha o forno deixando o vaso lá dentro por cerca de vinte e quatro horas.
Isso não é magnífico. Sei que parece ser desnecessário, mas o fogo tira o mau cheiro e o calor da fornalha também fecha o processo de purificação, assim como se faz com o ouro, pois sabemos que quanto mais o ouro fica no fogo maior é seu valor de mercado ou o que chamamos de "quilate".
O fogo que precisamos passar não é a provação, as lutas, as dificuldades como muitos pensam, mas a bíblia diz que quando os três jovens foram jogados no fogo, eles passeavam, então não tenha medo.
Mas o fogo que devemos nos deixar sermos levado pelo oleiro é o fogo do Espírito Santo, este é o fogo que todo crente tem que ter em sua vida. Hoje vemos falar de o culto foi fogo puro, a pastor é fogo puro, mas o verdadeiro fogo do oleiro não se passa ou se acaba, é duradouro e desejado, pois o fogo do oleiro nos prepara para tudo.
Depois de deixar o vaso pelo tempo certo dentro da fornalha, o oleiro volta e retira o vaso da fornalha, e agora ele vê que o vaso está resistente e já não tem mais aquele mau cheiro do lodo, e muito menos possui impurezas. Agora o oleiro olha para sua obra prima e fica contente, pois o vaso passou por todos os processos e venceu e verdadeiramente é um vaso novo. Assim se nasce um vaso.

CONCLUSÃO
Muitos de nós queremos ter cargos dentro da igreja, queremos estar nos púlpitos, desejamos algo em nossas vidas, mas não queremos passar pelos processos que nos levarão a ser alguém preparado para realizar a tarefa, pois sem passar pelos processos de nascimento de um vaso, você nunca estará apto para fazer coisa alguma na casa do oleiro conforme a vontade do oleiro.
Deixe o oleiro te pegar, te tocar, te levar ao fogo e verás como é maravilhosa a vida de um vaso que servirá para honra, e não pra desonra. 





segunda-feira, 23 de abril de 2012

Culto com a Mocidade





    Neste domingo aconteceu em nosso templo o CULTO COM A MOCIDADE. Foi um culto abençoado, pois verdadeiramente Deus se fez presente. Na parte da tarde os jovens fizeram uma evangelização nas ruas do bairro Doze Anos. Foi uma verdadeira benção, vários irmãos adoraram o Santo nome do Senhor Jesus através dos louvores. A igreja ficou atenta a Palavra e todos puderam sentir a presença de Deus. O jovem Eder, cheio do Espírito Santo, foi quem ministrou a Palavra de Deus e o cantor Efraim ministrou o louvor. 
    Agradeço a Deus por tudo que Ele está realizando na congregação do Doze Anos. Gostaria de compartilhar com todos essa coisa maravilhosa. Venham todos e participe conosco dos cultos em nossa Congregação.
    Que Deus abençoe a todos. Fiquem na Paz do Senhor!!!



sexta-feira, 20 de abril de 2012

DEUS ESTÁ BUSCANDO ADORADORES E FIEIS PARA SUA OBRA






DEUS PROCURA PESSOAS FIEIS        Josué 1:10,11, 16;

Todos gostam de conviver com pessoas fieis. Quando vamos para a Bíblia encontramos o Salmos 101:6 dizendo “Aprovarei os que são fiéis a Deus e deixarei que morem no meu palácio”. A fidelidade é uma virtude que agrada a Deus. Como igreja do Senhor Jesus a fidelidade é essencial não apenas a Deus, mas também aos líderes a quem Deus nos confiou. Nos tempos de Josué, o povo se mostrou fiel a ele, e isso fez com que experimentassem grandes vitórias. No entanto, a fidelidade trás consigo algumas marcas que identificam o fiel. Vamos ver algumas delas.
CONFIANÇA: A confiança deve expressar unidade: O povo era um com Josué. Todos tinham o mesmo propósito, buscavam o mesmo objetivo e falavam a mesma linguagem que seu líder, pois tinham plena confiança nele - At 2:42 - 44 – Ef 4:3. A falta de confiança causa divisão na igreja e Paulo alerta para isso em Romanos 16:17-18.
COMPROMISSO: O compromisso precisa gerar responsabilidade: O povo tinha consciência de que aquela conquista não era somente de Josué, mas de todos. Por isso, cada um assumiu a sua responsabilidade e, juntos, foram vitoriosos – I Co 3:8 – I Co 12:7 - 11.
OBEDIÊNCIA: A obediência revela submissão: O povo era submisso e, por isso, obedecia aos comandos de seu líder. Eles reconheciam a autoridade que estava sobre Josué, pois sabiam que ele era o homem levantado por Deus para conduzi-los naquela conquista – Ef 6:5-8. A obediência facilita o trabalho de quem está responsável pelo bem estar do povo Hb 13:17..
 ATITUDE: A atitude levará à vitória Js 3:14-17 - A unção de Deus nos respalda e
precisamos nos mover nesse poder, “dando os passos” necessários em direção àquilo que Deus nos prometeu. Ele mesmo abre o caminho à nossa frente ,Dt 1:30-31. Deus faz a parte dele, mas nós temos que fazer a nossa tomando atitude. Tomar atitude requer ação. Olhando no que aconteceu com o povo e Josué, notamos 2 atitudes muito importantes:
Depender de Deus, pois naturalmente seria impossível atravessar um rio como o Jordão.
Mas debaixo do poder de Deus, o povo conseguiu passar sem molhar os pés ou seja a dependência de Deus resultou no fruto da graça que os abençoou. Paulo reconhece que sua vitória foi por causa da ajuda de Deus - I Co 15:10
DECISÃO: Se ao chegar ao Jordão o povo decidisse ficar ali, ou voltar atrás, jamais teriam tomado posse da promessa. Mas, eles decidiram avançar e, por isso, foram vitoriosos Nm 13:30.
Deus sempre faz a parte dEle, mas a nossa que é: CONFIAR, TER COMPROMISSO, OBEDECER E TER ATITUDE, às vezes deixamos de cumprir, e em conseqüência deixamos de receber as promessas que Deus tem para cada um de nós, e até culpamos Deus por isso. Mas vamos nos lembrar sempre que Deus quer a companhia de pessoas fiéis. Colheremos frutos quando dependermos de Deus, e tomarmos decisão de mudarmos de atitudes, porque “Deus é fiel” Rm 15:8, I Co 1:9 . Ele está sempre disposto a lhe conceder o perdão e lhe dar a vida eterna.
Se você já entregou a sua vida a Ele pense: “Você tem sido fiel a Deus com relação aos princípios que temos estudado nas ultimas semanas? Fidelidade na oração, fidelidade no testemunho, fidelidade com suas primícias, dízimos e ofertas, aos seus Pastores, seu líder.
Você tem sido fiel? Vamos fazer um momento de oração e renovar nossa aliança com Deus e com os nossos  líderes.
Que Deus nos ajude e nos abençoe.



DOUTRINA DE QUARTA NA CONGREGAÇÃO


Marcos 13: 32-37.    VIGIAI

A ORDEM E VIGIAR
Vigiar é uma das três básicas obrigações incluídas pelo Senhor Jesus em Seu monumental sermão profético: “olhai, vigiai e orai “. Vigiar é, por tanto, mandamento expresso, não se trata de opção.
 Vigilância no Antigo Testamento
O Antigo Testamento se refere inúmeras vezes ao vigia da cidade, o homem que cuidava de observar as movimentações estranhas ocorridas durante a noite (2 Sm 13.34),
As exortações de Jesus
Os Evangelhos sinóticos reproduzem as exortações do Mestre dirigidas a Seus discípulos, no contexto do sermão profético (Mt 24.25; Mc 13;Lc21)
Ele nos exortou a vigiar, a fim de que nunca venhamos a sofrer derrotas como Sansão, o campeão que não vigiou.
Ordens repetidas pelos apóstolos
Paulo empregou grande significação à vigilância. Vejamos alguma de suas solenes admoestações:
‘Portanto, vigiai... “(At 20.31).
 “Vigiai, estai firmes na fé; portal-vos varonilmente, e fortaleceivos” (l Co 16.13).
 “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios (1 Ts 5.6).
 A RAZÃO PARA VIGIAR
.“Daquele dia e hora ninguém sabe”(Mc 13.32; Mi 24.4; 25.13)
A volta de Jesus é absolutamente certa. Só não sabemos o dia e a hora.
 Se soubéssemos a ocasião exata de Seu regresso, Ele não viria como ladrão (Mt 24.43). E qual seria a importância dos sinais?
 “Para que não entreis em tentação” (Mt 26.41)
A palavra tentar e seus derivados ocorrem cerca de 72 vezes na Bíblia. Quando o sentinela detecta o inimigo, não luta sozinho contra ele. Avisa ao comandante, que investe com segurança, domina-o e vence.
Quando vigiamos, detectamos o inimigo de nossas almas.
 Quando oramos, comunicamo-nos com o Supremo Comando. “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele cuida de vós”(l Pe5.7.2).
Paulo escreveu: “Aquele, pois que cuida estar em pé, olhe para que não caia” (1 co 10. 12).
O tentador
Satanás é o grande tentador dos homens (Mt4.1; 1 Cr21.1; Jo 13.2). Ele usa diversas estratégias e, um sem-número de disfarces, para enganar, seduzir, prometer até que a pessoa caia na tentação.
Desde o princípio, ele procura enganar o homem ...
 A Bíblia registra vários exemplos de pessoas que falharam na hora da tentação.
Vigiar e orar para não cair em tentação é as recomendações que Jesus nos deixou.
 O exemplo de Adão e Eva (Gn 3)
Deixando-se levar pela conversa de Satanás...
A falta de vigilância faz o homem cair quando tentado.
. O caso de Esaú
Esaú perdeu a bênção da primogenitura porque não vigiou (Gn 25 .3 1,32).
A fome era passageira, mas a bênção da primogenitura era duradoura.
Isso acontece com muitos crentes que não vigiam. Preferem satisfazer o aqui e agora e perdem muitas coisas futuras.
. Sansão, o forte-fraco
A vida de Sansão é um exemplo de alguém que recebeu a chamada divina para executar uma grande obra. Não vigiou, dando oportunidades para o inimigo desmantelar a sua vida promissora.
Deus o havia chamado para liberar Israel do jugo dos filisteus Jz.13:1,5
Sansão deixou-se levar pelos encantos femininos e não vigiou ; em conseqüência dos seus atos, terminou os seus dias de uma maneira deplorável:
• transgrediu a lei do Senhor (Dt 7.1—3);
Encantou-se por uma mulher filistéia com quem se casou, desobedecendo a lei do Senhor.
•perdeu o nazireado (Nm6.1—4);
Às vezes, uma simples atitude leva a pessoa a cometer erros irreparáveis. Foi o que aconteceu a Sansão. não podia tocar em uvas nem em seus derivados;comeu do mel contaminando-se por um animal morto (Jz 13.1.
•Falou demais (Jz 14.10-17);
Sansão contou seu enigma à esposa e ela descobriu aos filisteus.
•Mais uma derrota;
Passado algum tempo, novamente Sansão não vigia e cai nas garras de outra encantadora mulher filistéia. ..
Bem ao contrário de José que, lá no Egito, venceu a tentação da mulher de Potifar porque vigiou (Dn 39.7,8,11,12). Como resultado restaurou a casa de Jacó e, conseqüentemente, a nação de Israel.
O mesmo acontece com vários cristãos  atualmente.  São usados por Deus e, de repente, se esquecem que receberam a graça, o poder, os dons, e a força, pela atuação do Espírito Santo. Deixam de vigiar, começam a mostrar suas próprias virtudes e o resultado é o fracasso.
 “Para que vos não ache dormindo” (Mc13.36)
 “O que dorme na sega é filho que envergonha” (Pv 10.5).
“Desperta, tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá” (Ef 5.1.4).

 PERIGO DE NÃO VIGIAR.
 Falta de cautela
Aqueles que não forem cautelosos e deixarem de vigiar serão profundamente envergonhados. Andarão nus e serão vistas as suas vergonhas (Ap 16.15).
 Desequilíbrio espiritual
Eles perderão o equilíbrio na vida espiritual e cairão (1 Co 10.12)
. Quanto à recompensa
Nunca possuirão a maravilhosa ‘compensa prometida por Deus os que chegarem ao final da carreira, ou seja, perderão a coroa “(Ap3:11).
 Quanto ao julgamento
E separá-lo-á, e destruirá a sua parte com os hipócritas (Mt 24.48-5!).
 O RESULTADO DE VIGIAR
Ao contrário do que acontece com os que não vigiam, a Bíblia promete experiências maravilhosas para os vigilantes.
 O privilégio de entrar para as bodas
As cinco virgens prudentes ...
Na eternidade, quando participarmos da glória eterna do Ressuscitado, veremos em toda a sua extensão o significado de havermos vigiado. Aleluia!
 O privilégio de assentarem-se à mesa (Lc 12.37)
Com a Sua volta, todos seremos levados ao Tribunal de Cristo e, em seguida, revestidos da glória celestial, participaremos das Bodas do Cordeiro.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Escola dominical

Que coisa linda fez o Senhor neste domingo na Escola Dominical...




Fazia tempo que não via o povo de Deus chorar sendo confrontado com a palavra do Senhor no domingo pela manhã... 













No próximo domingo vamos estudar mais uma carta do Senhor Jesus a outra igreja...Vc's estão convidados a participar.



ESMIRNA A IGREJA CONFESSANTE E MÁRTIR

TEXTO ÁUREO = “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10)

VERDADE PRÁTICA = Deus permite que os sofrimentos venham, mas pode também dizer: “Até aqui e não mais adiante”.

TEXTO BÍBLICO BÁSICO - Ap 2.8-11

INTRODUÇÃO

Avançamos agora para a segunda carta enviada a outra das igrejas da Asia, em que, como antes, observamos: O prefácio ou inscrição em duas partes. 1. O sobrescrito, contando-nos a quem foi mais direta e energicamente dirigida: “...ao anjo da igreja que está em Esmirna”, um lugar bem conhecido naquela época pelos mercadores, uma cidade de muito comércio e grande opulência, talvez a única das sete cidades que ainda é conhecida pelo mesmo nome, mas já não é conhecida pela igreja cristã que foi devastada pelo maometismo...

Vamos aprender mais no DOMINGO...




sexta-feira, 13 de abril de 2012

Culto de Doutrina

       Nesta quarta continuamos com  as bem aventuranças... Não foi diferente da semana passada, Deus nos desafiou a sermos mais obedientes a sua palavra através do sermão e nos preparou mais uma grande surpresa.
      Vimos a bem aventurança dos que temem a Deus.

Vejamos um resumo:


Diferença entre temor e medo.
E indispensável que cada filho de Deus saiba que existem duas diferentes acepções para a palavra temor nas Escrituras Sagradas.
Por um lado, temor significa medo, forte receio. O servo de Deus é exortado e estimulado a não deixar abater-se por este tipo de temor. Tem sido dito que existem cerca de 365 ocorrências nas Escrituras da expressão não temas ou seu equivalente.
A segunda acepção do vocábulo temor é reverência, uma forma de culto ou adoração. Devemos praticá-lo sempre que estivermos defendendo os princípios de nossa fé em Cristo (1 Pe 3.15).
Devemos exercer o temor em nosso comportamento habitual, como filhos de Deus (1 Pe 1.17), inclusive em nossa vida no lar, corno um testemunho que pode convencer os que estão de fora
(1 Pe 3.1,2).
E pelo temor que os empregados cristãos podem sujeitar-se a seus patrões, realizando, desta forma, uma obra agradável aos olhos de Deus (1 Pe 2.18-20).
Quando não há temor a Deus, existe um clima de insegurança (Gn20.ll).

Temer ao Senhor é aborrecer o mal (Pv 8.13)
A introdução do pecado no mundo afetou a natureza mais interior do homem e o fez, desde então, um amigo do pecado. A velha natureza se compraz nas coisas más e abomináveis aos olhos do Senhor.
A presença do temor de Deus no coração do homem restaura a aversão às coisas erradas, como resultado da assimilação que o Espírito Santo proporciona ao ser humano quando ele se aproxima de Deus e dos atributos divinos; o mais importante dos quais, sem nenhuma dúvida, é a santidade.

1.       POR QUE TEMER AO SENHOR?
Certamente, são inúmeras as razões pelas quais devemos temer a. Deus. Examinemos algumas.
  Porque Ele é Deus
Deus mesmo declarou: “Ao Senhor teu Deus temerás “. A Bíblia jamais pretende provar a existência do Senhor. Ela apenas O apresenta ao mundo como o Criador, o Eterno, o Poderoso. Sendo nós, obra de Suas poderosas mãos, é nosso dever básico temê-LO.
• Deus é Espírito: Jo 3.24.
•Deus é justo: Êx 9.27.
•Deus é poderoso: Ap 1.8.
•Deus é infinito: Dt 33.27.
•Deus é único: Ef 4.6.
•Deus é eterno: Sl 90.1,2.
•Deus é criador: SI 96.5.
•Deus é imutável: Ml 2.6.
•Deus é perfeito: Dt 32.4.
•Deus é fiel: 1 Co 1.9.
Sendo estes alguns atributos de nosso Deus, não é absolutamente justo que Lhe dediquemos todo o nosso temor?
  Porque Ele o exige
“Que é o que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus...”(Dt 10.12).
Deus tem ordenado ao Seu povo que seja possuído de temor para com Ele. Em Deuteronômio
10.12-22, Deus apresenta cinco requerimentos básicos ao homem, o primeiro dos quais é o temor. Os demais são: obediência, amor, serviço e diligência.
Porque Ele se agrada dos que O temem (SI 147.11)
Quanto ao nosso Deus, Seu prazer está naqueles que O temem.
 Vejamos a importância de ser um servo de Deus e de temer ao Senhor.
Esta é a maravilhosa obra da graça. O Senhor nos toma, cheios de pecado, perdoa-nos, redime-nos, dá-nos o Seu Espírito para que tenhamos temor  DEle e, então, “se agrada do seu povo” (Sl 149.4). Pelo temor a Deus, aperfeiçoamos nosso caminho perante o Senhor e, assim, Ele se deleita naqueles que estão em Seu caminho (Pv 11.20).

  Porque o temor do Senhor aumenta os dias (Pv 10.27)
São abundantes os exemplos dc pessoas que têm alcançado um prolongamento de seus dias por haverem temido ao Senhor. De igual forma, são inúmeros os casos daqueles cujas vidas têm sido cortadas ao meio por não haverem desejado temer convenientemente a Deus.
Deus deu a Davi “longura de dias” (Sl 21.4). Foi ele quem nos exortou a ensinarmos as crianças a temerem ao Senhor, a fim de terem “largos dias para ver o bem” (SI 34.11,12). Os homens maus não vivem metade de seus dias (Sl 55.23) e os loucos morrem fora de seu tempo (Ec 7.17), mas, se temermos a Deus, os anos de vida serão acrescentados (Pv 9.10,11).

  O Temor ao Senhor é a fonte de felicidade
O Senhor prometeu bem-aventurança aos que temem o Seu nome. O temor como significado de medo, leva o homem à servidão e à derrota (Pv 29.25) e até esconder-se de Deus (Gn 3.8). Mas temer ao Senhor não significa sentir medo DEle, mas demonstrar respeito, reverência e humildade. Este temor supera todos os medos (51 118.6; Si 23.4).
Deus honra àqueles que O temem e também os abençoa (SI 115.3).
Pelo temor ao Senhor, nos apartamos do mal (Pv 3.7) porque o temor do Senhor também é o
“princípio da sabedoria” (Pv 1.7) e também, fonte de vida (Pv 14.27).

 Bênção para a família
Quando o homem, que é o cabeça do lar, é abençoado, isso reflete em toda a família.
O salmista descreve as muitas bênçãos que são conseqüências do temor do Senhor:
• Felicidade no trabalho — o trabalho enobrece o homem. O crente é bem-sucedido no seu labor porque teme ao Senhor. Trabalha com esperança de prosperidade, e sua colheita sempre é avantajada porque ele é esforçado e sente felicidade no que faz e, mesmo que encontre lutas na sua jornada, no final, tudo irá bem.
• Prosperidade no lar — a esposa do homem que teme ao Senhor é comparada com a videira que produzia o vinho e a oliveira que produzia o azeite, produtos essenciais para a sobrevivência e prosperidade de Israel. 
•Frutos espirituais — além de frutificarem em sua própria casa e no seu trabalho, o homem que teme ao Senhor também se importa com o bem-estar de seus semelhantes e conseqüentemente de sua cidade, de seu país.
Para isso, ele leva a boa semente do evangelho para que outros muitos se convertam e passem também a temer o Senhor.
•Vida longa — ao homem que teme ao Senhor é prometida vida longa. Ele verá não somente seus filhos, mas também seus netos e bisnetos e terá uma velhice abençoada.
certamente, ele estará sempre preocupado em interceder ao Senhor por sua família a fim de que todos permaneçam no temor de Deus.

2.       TEMOR NO NOVO TESTAMENTO

Os passos dos cristãos no período primitivo da Igreja foram sempre passos de temor. Ao contrário do que hoje se observa em muitas igrejas, “em cada alma havia temor” (At 2.43).
Quando o povo abandona a vida de temor, ninguém se importa de profanar o santuário do Todo-Poderoso.
Não havendo temor, as orações são frias, os cultos irreverentes, a mensagem seca e os hinos sem inspiração. Não havendo temor, um sentimento de humanização toma conta do altar, e o homem começa a receber a glória que somente a Deus é devida.
 Necessitamos de um retomo aos padrões de temor de Deus.
As vezes, o temor se relaciona com a disciplina exercida na igreja. Com a morte de Ananias e Safira, houve grande temor na igreja. Será necessário que outros Ananias e outras Safiras sejam atualmente sacrificados para haver temor na Igreja, outra vez?
A vida normal da Igreja é a vida de temor. Desde os dias primeiros, as igrejas “andavam no temor do Senhor” (At 9.31). Não nos esqueçamos. O temor é um caminho para os milagres. Mas também os milagres são um caminho para o temor (At 19.17).

3.       RESULTADOS DE TEMER AO SENHOR.
Todas as boas práticas da vida cristã conduzem a altos dividendos espirituais.
Temer a Deus não é uma exceção. A vida de temor a Deus é um frutífero investimento cristão. Analisemos alguns de seus resultados, a partir desta vida.

Misericórdia
“E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem” (Lc 1.50).
 Sabedoria
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, (Pv 9.10). Não nos esqueçamos de que “a sabedoria é a coisa principal”, e feliz o homem que a encontra (Pv 3.13).
. Salvação
“Mas para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo de (Ml 4.2). “A salvação esta perto.daqueles que o temem” SI 85.9).
 Sucesso
Não devemos impressionar-nos com as vitórias dos ímpios que são relativas e transitárias. “Ainda que o pecador faça mal cem vezes, e os dias se prolonguem, eu sei, com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele” (Ec 8.12).
 Proteção
Se cada crente soubesse o que lhe é assegurado por temer ao Senhor, certamente se esforçaria por temê-LO ainda mais. Ele promete aos que O temem que serão escondidos no secreto de Sua presença, guardados das intrigas dos homens e ficarão a salvo da contenda das línguas(S131.19,20). E mais: “No temor do Senhor há firme confiança, e Ele será um refúgio para seus filhos” (Pv 14.26).
 Livramento
“Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, para livrar as suas almas da morte, e para os conservar vivos na fome “. E acrescenta: “deu mantimento aos que o temem” (SI 111.5).
 Galardão
Em Apocalipse 11.18, lemos sobre a visão que foi concedida a João no momento solene em que foi tocada a sétima trombeta e foi dito que chegou o tempo de Deus dar a recompensa aos que temeram ao Seu nome.
A utilização plena, corajosa e reverente da autoridade do nome de Jesus garantirá vitórias surpreendentes neste mundo e um precioso galardão na eternidade.
Isto posto, temamos sempre ao nome do Senhor, um Nome que é sobre todo o nome (Fp 2.9).
Que, a cada dia, determinemos em nosso coração temer ainda mais ao Senhor, porque “bem- aventurado é aquele que teme ao Senhor”. Amém!


Subsídio para Aula da E.B.D.


CARTA À IGREJA DE ÉFESO


Éfeso: sig. “desejável”, era metrópole política (cidade principal ou capital de divisão territorial de um país) e comercial da província da Ásia. Era cidade marítima, seu porto era o mais importante da Ásia, por esse motivo estava sempre em contato direto com as pessoas e culturas de várias partes do mundo. Estava exposta também, a influência do mundo por parte dos visitantes que recebia de vários lugares. Havia aí , numerosos cultos pagãos, entre os quais de “Ártemis” Atos 19:24,40. Ela foi bem instruída e estabelecida na doutrina bíblica. Paulo ensinou durante três anos “ atos. 19:10; 20:31; 20:27” toda a mensagem de Deus , todo seu plano, todo seu propósito. 
       V.1: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, e que anda no meio dos sete castiçais de ouro. Isso significa que o pastor estava nas mãos de Jesus dizendo que ele tinha o poder sobre os Pastores e sobre toda igreja e que ele é quem trabalha e opera dentro de sua igreja. 
         V.2: Eu sei as tuas “Obras gr. Ergon”: Trabalho, ocupação, ação moral: Jesus conhece todos as coisas, e aqui ele elogia o pastor pelo seu trabalho, pela sua paciência, ou seja a virtude que ele tinha de suportar os males e não aceitava os “maus – gr. Kakós” = malvados “lat male” = o que é  contra o bem. E colocou a “prova gr. Dokimé” = caráter provado de cada um que se dizia ser apóstolo, mensageiro e não eram, esses q se diziam ser apóstolos ensinavam com a “mentira” – lat mentita” = comunicação premeditada de algo com o intuito de enganar as pessoas de dentro da igreja a viverem uma vida errada a participarem dos cultos pagãos. “Atos” 19:24-40. 
        V.3: E sofrestes, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Devido toda aquela influência ele não se deixou levar por isso. Pois essa era a sua obrigação não aceitar o pecado entrar na igreja e muito menos as heresias, mas tinha um problema , a sua influência foi tanta que deixou o principal que era ajudar ao seu próximo. Deixou o amor do seu ser  mar.12:28, luc. 10:25. 
        V.4: deixo o primeiro “Amor” ; grego: Ágape. É o amor em que não se preocupa em receber, mas em dar. O seu esforço era tão grande contra os falsos apóstolos e o partido dentro da igreja que queriam implantar a lei da sucessão apostólica ou a substituição de um para o outro. 
         V.5:  A sua preocupação era tanta que nem se lembrava mais do grande amor Ágape. “ atos 2:41, 4:32”
                V.6:  “ Tirarei do seu lugar o teu castiçal” = poderia perder sua posição de metrópole religiosa. 
                  V.7: Ao que vencer o mal e o seu egoísmo terá vida eterna.
Arrepender gr= metanoia mudança de mente e comportamento.
         Ler sobre amor 1cor. 13:1-13= paciente , benigno, não arde em ciúme, interesse, ensoberbece, irrita, não se alegra com injustiça, tudo sofre, crê, espera, suporta. Atos 2:41-47, 4:32,35.

Pb. José Valdo Caetano

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Como foi o culto do domingo ?




    No domingo passado, no culto da noite, depois de algum tempo sem observar sorrisos em alguns rostos, graças a Deus, pude ver alguns irmãos tão queridos sorrindo. Após o culto, saí daqui tão radiante que pensei: "Este é um dos momentos que poderia ficar eternizado em minha mente".
   O Culto foi uma festa maravilhosa , onde o Espirito Santo se manisfestou em nossas vidas, os louvores e a palavra de Deus falaram ao nosso coração de um forma tremenda. A palavra foi ministrada pela  irmâ Janileide que foi guiada pelo Espirito Santo para levar a mensagem de Deus ao nosso coração.
   Foi uma Bênção na minha vida, na vida dos irmãos da igreja  e na vida de mais duas pessoas que aceitaram a Jesus...Oh glória!!!
    Não sei quanto a você, mas creio que todo culto deveria ser, pelo menos, da maneira como foi o culto de domingo à noite. A igreja participando com alegria, solta, sem preconceito, sem medo de louvar a Deus, interagindo no momento da mensagem. A Palavra de Deus nos diz com toda sabedoria que vem do céu: "Onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade". A liberdade do Espírito é uma liberdade espiritual que transforma, motiva, alegra, traz vida. Não estou afirmando que nos outros cultos o Espírito Santo não esteve presente, mas estou dizendo que, em cultos como o de domingo passado, há algo especial de Deus. E isso independe  se é o pastor da igreja ou uma pessoa convidada que está pregando. É um culto onde tudo depende do Espírito Santo, mesmo que haja uma liturgia já preparada. O que torna um culto como este algo maravilhoso, cheio da presença do Espírito de Deus, é a fome e a sede de cada coração para com aquilo que Deus nos oferece.
   Costumo dizer que Deus sempre nos prepara grandes banquetes, mas, às vezes, preferimos ficar com o nosso "miojo" a comer do banquete de Deus. Você até pode vir ao Templo triste, cabisbaixo, cheio de problemas, desanimado, mas se vem para louvar a Deus e adora-lo do todo o seu coração, entregando tudo no altar de Deus pela fé, com certeza você não sairá o mesmo, pois será fortalecido em sua fé, mesmo que as circunstâncias ao sair daqui ainda permaneçam as mesmas, algo precioso e maravilhoso aconteceu dentro de você.
   Bendito é o maná que vem do Senhor! Envia-nos mais dele, Senhor! Como precisamos e como nos faz bem a comida que vem de Deus. Podem ser apenas pães e peixes, mas quando vem de Deus, sacia a nossa fome.
   Meu irmão e irmã: venha ao Culto com desejo profundo de conhecer mais a Jesus. Venha ao Culto com um único objetivo, louvar e adorar ao Senhor. Mesmo que as coisas não estejam bem para você, ainda assim, venha para o Culto cheio de esperança e fé. Cremos no Deus do impossível, Ele ainda faz coisas grandiosas na vida daqueles que crêem e buscam.
 
Que Deus os abençoe! A Ele toda a glória!




O amor de Deus.



 


A grande dificuldade da maioria das pessoas é aceitar que Deus é amor (1 Jo 4,8), pois dizem: Como crer no amor de Deus por mim, e ao mesmo tempo viver num mundo tão cheio de problemas? A resposta a esta interrogação é a razão de ser da Bíblia. A Sagrada Escritura é a história do amor de Deus pelos homens. Já no primeiro livro, é revelado que a razão de toda a criação é a Sua bondade: Deus viu que a luz era boa (Gn 1,4). E dentro desta criação, somente o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1,26). Tudo foi criado por Deus para a felicidade do homem.

Infelizmente, muitas pessoas não são capazes de viver o amor de Deus. São aqueles que passaram por experiências tristes na sua vida. Muitos não foram desejados desde o momento da sua gestação; outros, não receberam amor dos pais ou nem chegaram a conhecê-los. Ao lado disso, somam-se os traumas vindos da situação financeira, ou dificuldades de relacionamento, a rejeição por causa da raça... E tantos outros problemas, que acabam gerando a insatisfação e amargura diante da vida. Tudo isso, torna difícil amar a Deus, pois perguntamos:

Por que nasci nesta família? Porquê tanto sofrimento? Por que nada dá certo na minha vida?

Esta não é a vida que Deus deseja. Ele criou tudo pensando em você. Então, o que fazer? É simples: aceite o amor de Deus, você é alguém especial para Ele! Para amar a Deus é preciso primeiro deixar-se amar por Ele. Amamos a Deus, porque Deus nos amou primeiro (1Jo 4,19).

E a dificuldade em deixar-se amar por Deus está na visão errada sobre o amor e sobre Deus. Normalmente, as pessoas amam quem as ama. E no relacionamento com Deus, imaginam a mesma coisa, isto é, acreditam que Deus ama a quem O ama. Por outras palavras, é a idéia de que Deus recompensa os bons e castiga os maus.

O amor de Deus por você não é pelo que você fez ou deixou de fazer. O amor de Deus é gratuito. No livro do profeta Oseias (Os 11,1-4), existe uma passagem sobre esta forma de Deus amar. Deus sempre havia dado tudo ao povo de Israel, mas este havia pago com ingratidão os cuidados do Senhor. Todavia, não vemos Deus arrependendo-Se do Seu amor.

Deus ama-o assim e é este amor que tem o poder de mudar a sua vida. O Senhor diz-lhe: “Amo-te com eterno amor, por isso, te estendi o Meu favor” (Jer 31,3). Por isso, aceite o amor de Deus, pois “Ele anda em transportes de alegria por causa de ti, e renova-te pelo Seu amor. Ele exulta de alegria a teu respeito” (Sof 3,17).

Este amor de Deus é real, pois Ele enviou o Filho d’Ele por causa de você. “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu o Seu Filho único, para que todo o que n’Ele crer não pereça e tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

A única coisa que você tem a fazer é parar e abrir as portas do seu coração a este amor. Se você está disposto a fazer isto, quero convidá-lo a fazer uma oração: Pai, eu Te abro as portas do meu coração, vem com o Teu amor sarar-me de toda a minha insatisfação diante da vida. Ensina-me a viver segundo este amor. É o que Te peço em nome de Jesus, na unidade do Espírito Santo. Amém!