quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ter amigos é fundamental...



Provérbios 17.17  "Em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão"



 Deus criou a família para ser uma casa de amigos. A igreja não é uma comunidade de pessoas desconectadas e indiferentes, a igreja é  um lugar de amigos.
Deus criou o homem para viver em  sociedade, família,ou seja, entre amigos...  Não é bom que o homem esteja só (Gn. 2.18).
Eclesiastes 4:9 diz : "É melhor serem dois do que um..." amigos não são opcionais, são necessários.
Charles Swindol diz que amigos são como árvores frondosas, que oferecem sombra em tempos difíceis. Porém, só os tem quem planta.
Está escrito em Provérbios 17.17  "Em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão". Quem nunca planta a semente da amizade, não terá amigo quando for preciso.
 O próprio Jesus não abriu mão de ter amigos. Tinha muitos amigos e alguns eram próximos. Os 12 discípulos, dentre estes os mais próximos eram Pedro, Tiago e João e o mais íntimo desses foi João, que reclinava sua cabeça no seu peito. Um dia Jesus disse: "Lázaro, nosso amigo dorme, vou despertá-lo..." (Jo. 11.11)
Amigos autênticos sacrificam seus dons, talentos, recursos, amigos não sonegam seus dons ao socorrer aquele que precisa.
As amizades têm diversos níveis, algumas delas desempenham papéis mais significativos em nossas vidas do que outras. Temos conhecidos, temos amigos casuais, temos vários amigos chegados e poucos amigos íntimos...
Segundo o Pr. Josué Gonçalves existem   dez princípios para fazer e manter amigos:

1.    Não seja egoísta. "Se o seu foco reside naquilo que você pode acrescentar às pessoas em vez do que pode obter delas, elas o amarão e respeitarão - o que cria uma grande base para a construção de relacionamentos".
2.    Não seja precipitado em fazer julgamentos.
3.    Aprenda se colocar no lugar do outro, antes de reagir ou responder.
4.    Vença o preconceito.
5.    Respeite as diferenças.
6.    Saiba perdoar (Mt. 21.22).
7.    Aprenda a doar-se (2 Co. 8.9).
8.    Ame incondicionalmente (Rm. 12.20, 12).
9.    Seja um promotor da paz (Mt. 5.9).
10. Seja amigo e terás amigo.

Que Deus nos ajude e nos abençoe.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Isso não é coisa de Cristão

É muita baixaria para um Cristão...Essa coisa de passar o rôdo...Tome na nuca...Isso não é coisa de Cristão não!!!!

De lá, nós ja saírmos, e para lá não devemos querer voltar, nem mesmo que seja só nesta época...Cuidado!!!


domingo, 2 de setembro de 2012

Amor, perdão e graça.





A essência do cristianismo é o amor...
"Amar é assumir responsabilidade, é quebrar o lápis que contabiliza erros, é rasgar a ficha de contagem de pontos, é começar de novo. Agora". 
(David Augsburger)
Mas para que o amor tenha lugar de verdade em nossas vidas temos que aprender a perdoar. Lembre da parábola do filho pródigo...
O coração do pai do "filho pródigo" era, sobretudo, um coração "perdoador". Talvez esta seja a mensagem mais forte de toda a parábola - o perdão incondicional que foi liberado pelo pai, como manifestação da graça. 
Assim, demonstramos que realmente o amor está em nossas vidas.
 Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar. Na carta de Paulo aos romanos (Rm 12.19),  está escrito: "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor". É Deus quem pesa nossas causas em balança justa. A mim e a você cabe apenas perdoar. 



Philip Yancey, em seu livro "Maravilhosa Graça", diz: "O perdão é a única alternativa que pode deter o ciclo da culpa e da dor, interrompendo a cadeia da ausência da graça".
Perdoar é tomar a decisão de não levantar mais a ofensa perante três pessoas: 1)Deus; 2 )os outros (inclusive o ofensor); e 3) a si próprio.  Quem perdoa sepulta o que aconteceu para nunca mais desenterrar. É decidir não falar mais sobre o que aconteceu, pois o que já foi resolvido com o perdão não merece mais a nossa atenção.
José Valdo Caetano.