} I.
O QUE É A JERUSALÉM CELESTE.
Mais sublime que os céus.
Para apagar todos os
sinais do pecado, Deus então destruirá a terra e o universo tal qual
conhecemos. O céu e a terra serão abalados e desaparecerão como fumaça; as
estrelas se derreterão e os elementos serão dissolvidos (veja 2Pe 3.7,10,12; Ag
2.6; Hb 12.26-28; Is 51.6). A Nova Jerusalém, que agora está no céu (Gl 4.26),
descerá à terra e será a sede do governo divino, onde Deus habitará eternamente
com o seu povo (Lv 26.11,12; Jr 31.33; Ez 37.27; Zc 8.8).
A casa de meu pai.
Ao consolar os
discípulos, promete-lhes o Senhor Jesus: “Na casa de meu Pai há muitas moradas;
se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar” (Jo
14.2). Céu é o termo bíblico para designar o lugar da habitação de Deus, o
lugar de sua presença para onde o Cristo glorificado retornou (At 1.11).
Hebreus 12.22-25 afirma que é no céu o lugar onde a igreja militante e a igreja
triunfante se unem para o culto. Uma tradução mais adequada para “morada” seria
“salas”, transmitindo a ideia de que existe um amplo espaço no céu para aqueles
que vão a Jesus, como o Salvador.
A
Nova Jerusalém.
Desta maneira, o
apóstolo Paulo descreve a cidade divina: “Mas a Jerusalém que é de cima é
livre, a qual é mãe de todos nós” (Gl 4.26) - a Jerusalém verdadeira está
nos céus, onde Cristo está (Hb 12.22; Ap 21.2). Temos chegado nesta Jerusalém
celestial, pela fé, onde podemos entrar no Santo dos Santos e cultuar a Deus. A
Nova Jerusalém é tão especial que a Palavra de Deus diz que não nos lembraremos
de mais das coisas passadas (Is 65.17).
} II
– AS CARACTERISTICAS DA NOVA JERUSALÉM.
É um lugar real.
A nova Jerusalém está
agora no céu e dentro em breve descerá à terra como a cidade de Deus, que
Abraão e todos os fiéis esperavam. A Formosa Jerusalém Celestial é uma cidade
real, visível, palpável; uma cidade que tem fundamentos e cujo Artífice e
Construtor é o próprio Deus (Fp 3.20; Hb
11.10, 13,16).
Arquitetura.
“E a cidade estava
situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu
a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e
altura eram iguais” (Ap 21.16). Não sou o dono da verdade, e não sou bom em
cáuculo, mas um estádio media aproximadamente 178 metros pelo sistema
israelita. Multiplicando 12.000 x 178 temos 2.136 Km de comprimento, o mesmo
para a sua altura e largura, temos um volume maior que o de Plutão. No entanto,
não devemos nos esquecer que a nova Jerusalém é de outra dimensão, da dimensão
celestial; portanto, muito de sua descrição é figurativa, é alegórica, não pode
ser compreendida literalmente, pois se trata de uma descrição feita por Deus
aos homens para que pudéssemos compreender, na limitação da nossa mente, o que
nos está reservado, pois é algo que está muito além de nossa parca imaginação
(ler 1Co 2:9).
Formato.
O tamanho da cidade
indica que ela possui espaço suficiente para os salvos glorificados de todos os
tempos. É interessante notar os que, no Tabernáculo do Antigo Testamento, o
Santo dos Santos, onde Deus se encontrava com o seu povo, formava um cubo
perfeito, e isso nos ensina que a cidade inteira ficará cheia da glória de Deus
e da santidade de Deus. 144 côvados, ou seja, doze vezes doze côvados. Todas as
medidas da cidade mostram associações com as doze tribos de Israel e os doze
apóstolos. “Doze” designa, simbolicamente, o povo de Deus.
Materiais.
A Nova Jerusalém é
bonita por fora - ela reflete a glória de deus - v. 11
A Nova Jerusalém é
bonita por dentro - v. 19-20
A Cidade é descrita
como contendo pedras preciosas e ouro; os muros são feitos e ornados de pedras
preciosas, as ruas, de ouro. Os remidos pisarão em ruas de ouro, ou seja, os
valores materiais, aquilo que os homens tanto veneram e respeitam em nossa vida
secular, nada representam na vida celestial.
Ela não precisa de
templo, porque o seu santuário é o Deus Todo-Poderoso e o Cordeiro. A presença
e a comunhão íntima com Deus permearão toda a cidade santa, e não apenas um templo
(Ap 21.22). Em cumprimento a Isaías 60.19,20, também não carece de sol nem de
lua, porque o Filho de Deus é a sua lâmpada (Ap 21.23). E como ali não haverá
noite, suas portas jamais se fecharão. Aleluia!
} III
– O PERFEITO ESTADO ETERNO.
Um
governo perfeito.
A nova Jerusalém é onde está o trono de Deus
(Ap 22.3-4); o trono fala da soberania e do governo de Deus. O Senhor governa
sobre essa igreja. Ela é comandada por aquele que está no trono.
O homem não tem sabido,
nem podido governar bem a Terra. Todas as tentativas humanas nesse sentido
fracassaram: dos gregos, através da cultura; dos romanos, através da força e da
justiça; e dos governantes dos nossos tempos, através da ciência e da política.
Mas Cristo exercerá um governo perfeito, no seu tempo. Nunca jamais haverá
desordem, insatisfação, injustiça.
Habitantes perfeitos.
Os seus servos o
servirão”. Nosso trabalho será deleitoso. Vamos servir Aquele que nos serviu e
deu a sua vida por nós. Os salvos entrarão no descanso de DEUS (Hb 4:9). Os
salvos descansarão de suas fadigas (Ap 14:13).
Nunca mais haverá
qualquer maldição” (Ap 22:3), Isto é, não haverá mais pecado, o que resultará
em santidade perfeita.
Conhecimento perfeito
O que Deus tem
preparado para nós só pode ser algo que ainda não pode ser descrito ou
decifrado humanamente em palavras, como o próprio apóstolo Paulo nos disse em
1º Coríntios 2.9: “Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu,
e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são [todas] as [coisas] que
Deus preparou para os que o amam.” Foi através do “fundamento dos
apóstolos… sendo Cristo Jesus a pedra angular“, que “a multiforme
sabedoria de Deus se tornou conhecida“.
Hoje, conhecemos a Deus
apenas em parte, mas na Formosa Jerusalém o nosso conhecimento será perfeito
dentro do plano humano, em glória(cf 1Co 13:12).
Comunhão perfeita.
A Eternidade oferecerá finalmente a
reconciliação completa entre o homem e Deus. Finalmente a comunhão quebrada do
primeiro jardim (Gn 3) será restaurada completa e eternamente. Então, jamais
Satanás ou o homem poderá quebrar esta comunhão.
“Contemplarão a sua
face…“. O que mais ambicionamos no céu não são as ruas de ouro, os muros de
jaspes luzentes, não são as mansões ornadas de pedras preciosas, mas
contemplar a face do Pai! Céu é intimidade com DEUS. Somente na Nova
Jerusalém, esta comunhão será restabelecida por completo, ocorrendo aquilo que
é dito pelo apóstolo João, de vermos Deus como Ele é (1João 3:2).
Amor perfeito.
“E reinarão pelos
séculos dos séculos” (Ap 22:5). Na Formosa Jerusalém, todos juntos,
harmonicamente, e sempre, reinaremos. Isso jamais será conseguido aqui, mas no
Perfeito Estado Eterno, sim! Irmãos queridos, quantas coisas preciosas tem o
Senhor reservadas à Sua amada Igreja. Concordo com o grande mestre, o pr.
Antonio Gilberto, quando diz: “Se pudéssemos todos apreciar de fato, pela visão
do Espírito, o que é o Céu, a eterna bem-aventurança dos salvos, teríamos tanto
desejo de ir para lá, e nos desprenderíamos tanto das coisas daqui, que o Diabo
não teria um só torcedor; um só amigo seu na terra. Inúmeros crentes por não
terem essa visão estão demasiadamente presos às coisas deste mundo, que jaz no
Maligno (1João 5:19)”.
Nossa comunhão será
perfeita, porque o nosso amor também será perfeito. Escreve Paulo: “Agora,
pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o
amor” (1 Co 13.13).
Que Deus nos ajude e nos abençoe
Pb. José Valdo Caetano.
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