quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Ter amigos é fundamental...



Provérbios 17.17  "Em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão"



 Deus criou a família para ser uma casa de amigos. A igreja não é uma comunidade de pessoas desconectadas e indiferentes, a igreja é  um lugar de amigos.
Deus criou o homem para viver em  sociedade, família,ou seja, entre amigos...  Não é bom que o homem esteja só (Gn. 2.18).
Eclesiastes 4:9 diz : "É melhor serem dois do que um..." amigos não são opcionais, são necessários.
Charles Swindol diz que amigos são como árvores frondosas, que oferecem sombra em tempos difíceis. Porém, só os tem quem planta.
Está escrito em Provérbios 17.17  "Em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão". Quem nunca planta a semente da amizade, não terá amigo quando for preciso.
 O próprio Jesus não abriu mão de ter amigos. Tinha muitos amigos e alguns eram próximos. Os 12 discípulos, dentre estes os mais próximos eram Pedro, Tiago e João e o mais íntimo desses foi João, que reclinava sua cabeça no seu peito. Um dia Jesus disse: "Lázaro, nosso amigo dorme, vou despertá-lo..." (Jo. 11.11)
Amigos autênticos sacrificam seus dons, talentos, recursos, amigos não sonegam seus dons ao socorrer aquele que precisa.
As amizades têm diversos níveis, algumas delas desempenham papéis mais significativos em nossas vidas do que outras. Temos conhecidos, temos amigos casuais, temos vários amigos chegados e poucos amigos íntimos...
Segundo o Pr. Josué Gonçalves existem   dez princípios para fazer e manter amigos:

1.    Não seja egoísta. "Se o seu foco reside naquilo que você pode acrescentar às pessoas em vez do que pode obter delas, elas o amarão e respeitarão - o que cria uma grande base para a construção de relacionamentos".
2.    Não seja precipitado em fazer julgamentos.
3.    Aprenda se colocar no lugar do outro, antes de reagir ou responder.
4.    Vença o preconceito.
5.    Respeite as diferenças.
6.    Saiba perdoar (Mt. 21.22).
7.    Aprenda a doar-se (2 Co. 8.9).
8.    Ame incondicionalmente (Rm. 12.20, 12).
9.    Seja um promotor da paz (Mt. 5.9).
10. Seja amigo e terás amigo.

Que Deus nos ajude e nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário